POR QUE O ROTEIRO PERSONALIZADO PODE FAZER A DIFERENÇA NO MEU EVENTO?

Se você está pensando em contratar algo diferente e criativo para seu evento empresarial, o stand-up corporativo pode ser uma boa opção. Porém, apenas o stand-up pode ser pouco para realmente encantar o público.

Eu diria que você pode trabalhar com 4 níveis de encantamento:

  1. Stand-up comum – legal, vai divertir o público, mas pode ficar algo muito IMPESSOAL. Muito provavelmente não irá ficar marcado na memória do seu público. E corre o risco de parecer “deslocado” do evento, não se encaixar na proposta. Eu mesmo nem faço normalmente esse trabalho.
  2. Stand-up corporativo – encaixa-se melhor e, se BEM TRABALHADO, já pode encantar seu público.
  3. Stand-up corporativo+jogos interativos – com certeza irá encantar seu público e fará com que seu público SINTA-SE PARTE da atração, sinta-se mais próximo do comediante e criando junto com ele, dando sensação de TRABALHO EM EQUIPE, criação coletiva, pertencimento.
  4. Stand-up corporativo+jogos interativos+texto específico – Contratando esse pacote, você irá atingir o GRAU MÁXIMO DE SATISFAÇÃO. O público se divertirá, as piadas estarão todas dentro do contexto do ambiente de trabalho, eles se sentirão INCLUÍDOS, como uma engrenagem do evento e o texto específico fará com que eles sintam-se especiais. Isso os fará saber que algo foi produzido ESPECIALMENTE para eles e a sensação de exclusividade é algo que o ser humano preza muito.

Para você ter uma ideia de o quanto a exclusividade é algo importante em nossa sociedade, existem pessoas que PAGAM CARO para famosos enviarem áudios de whatsapp apenas desejando “feliz aniversário” a elas. Sendo que, se pensarmos friamente, o famoso nem conhece a pessoa, não está realmente se importando com o bem-estar dela. Porém, o fato de ser algo personalizado, ele falar apenas O NOME da pessoa faz ela sentir-se especial.

E o contrário também é verdadeiro, o sentimento de “não-pertencimento” também é muito forte nas coisas não-personalizadas. Por acaso, Você já viu algum filme show de comédia em que todo mundo ria e só você estava pensando: “Não to entendendo nada” ou “Porque eles acham isso engraçado?”?  Então, isso acontece porque a comédia é algo extremamente pessoal. Assim como a música, o gosto de um pode ser muito diferente do gosto do outro. E quando você não se sente pertencente a algo, não se identifica com algo específico, você também não ri.

Dentro dos eventos corporativos, isso pode ser resolvido usando-se um texto personalizado. É claro que o preço de tudo é diretamente proporcional ao grau de personalização. Você não pode pagar o valor de um fusca e querer receber uma BMW, ou vice-versa.

QUE TIPO DE PERSONALIZAÇÃO EU POSSO TER?

NO FORMATO:

Poesia Engraçada – O formato poesia engraçada é um jeito bacana que eu criei de você divertir seus funcionários de maneira personalizada e leve.

Texto corrido – É o formato tradicional. Um texto de stand-up comedy com tema específico, passando as mensagens específicas definidas pelo organizador do evento.

NO CONTEÚDO – Exemplos de alguns eventos em que eu fiz textos específicos

Poesia sobre as características dos funcionários – A intenção é brincar com características singulares e jamais apontar defeitos. No evento para a empresa Neles, na reunião de briefing, foram passadas para mim as características de um colaborador: atrasado, egoísta e tem muitos filhos. Pensei: “Vamos brincar com a quantidade de filhos?” Porque isso não é um defeito, é uma escolha e a intenção nesse momento não é ofender, nem dar bronca em ninguém. Veja o vídeo clicando AQUI

Poesia de Dia dos Pais – Pegando as falas “características de pai”, os comportamentos mais comuns e algumas características singulares ao meu pai, criei uma poesia que brinca com tudo isso e termina com uma mensagem bonita, emotiva.

Veja o vídeo clicando AQUI

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Para essa empresa, trabalhamos com a criação de 3 temas diferentes: Segurança do Trabalho, Segurança do Paciente e Segurança Informação. Um texto bastante elaborado como esse exige mais tempo. Por isso, passamos 2 meses escrevendo e testando o material em bares e teatros antes do evento, para só depois validá-lo e apresentá-lo no evento em si, que foi uma “Semana da Qualidade” (como uma Semana Sipat). Veja o vídeo-trecho do material criado pra eles, clicando AQUI

I9psi – Em eventos planejados com mais antecedência, o cliente pode escolher exatamente o material a ser utilizado. Foi o caso do evento i9psi, um congresso de Psicologia, realizado em Florianópolis. Para o evento, além de adaptar as piadas pré-existentes, trabalhamos na criação do texto Novas Matérias da Escola

Domingues e Pinho Contabilidade – Por se tratar de um evento privê, um jantar em que o público presente eram apenas os 11 sócios da empresa e seus cônjuges, o material personalizado a eles foi “Como o presidente chama a cada um dos sócios da empresa”. Por ser algo beeeem específico, algumas vezes apenas comentar o que o presidente sempre diz já agradava a plateia.

E O MEU TEMA, SERÁ QUE ROLA CRIAR ALGO ESPECÍFICO?

Com certeza. É possível criar textos sobre inúmeros assuntos importantes da sua empresa.

Ex: Ética/Compliance, Motivacional, Trabalho em Equipe, Gestão do tempo, etc.

Exemplos de alguns textos de stand-up corporativo que já temos:

Vendas, Atendimento, Proatividade, Comunicação Interna, etc.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Gostou do Conteúdo? Deixe seu comentário abaixo

🤔 Quero contratar, mas nunca trabalhei com Stand Up Comedy, por onde começar?

👉 Para começar é necessário saber as respostas das seguintes perguntas:

Qual a duração?

Trabalhamos com apresentações de 10 a 70 minutos, entretanto, segue abaixo o recomendado.

Almoço/Jantar/Happy Hour/Comemorações: 20 a 30 minutos. Por que? O foco será outro e o show um plus, por isso, não é recomendado exagerar na duração para não cansar a platéia.

Evento Corporativo:  30 a 40 minutos. Por quê? Geralmente eventos corporativos são mesclados com premiações e palestras.

Mestre de Cerimônias: Diversas pequenas entradas, com apresentações curtas entre cada palestra ou atração. Indicado: abertura de 15 minutos+ entradas de 3 a 5 minutos, no máximo.

Antes do show, o que é necessário fazer?

É necessário que alguém da organização suba ao palco e explique à plateia o que irá acontecer e leia um breve currículo do comediante para chamá-lo ao palco

Obs: o ideal é que o público JÁ saiba (por divulgações anteriores) que irá rolar um show de humor naquele dia. É melhor que não seja surpresa.

Qual o local ideal? E como devo organizar as cadeiras?

O local mais indicado para o show é um teatro ou anfiteatro. Mas, obviamente, é possível fazer em outros locais, como salões de festas, salas de reunião, buffets, etc. Porém quanto mais parecido com um teatro o local for adaptado, melhor. Ex: plateia toda escura, palco iluminado pelo foco de luz, cadeiras BEM próximas do palco e direcionadas a ele (nenhuma cadeira de costas pro palco).

Do que eu preciso? Qual a estrutura geral necessária? (Todas por conta do contratante)

- Um palco com, no mínimo, 3x2 metros com 40 cm de altura;

- Iluminação de palco com 2 refletores (elipsoidal);

- Dois microfones com ou sem fio e um pedestal girafa (Shure ou Similar);

- Uma banqueta de bistrô

- 2 Caixas de som

E o som?

As caixas de som precisam ser compatíveis com o tamanho do ambiente. Marcas boas: Electro Voice, Yamaha, Antera.

E a luz?

O mais indicado é um canhão de luz. Indicamos um PC ou Fresnel de 1.000 watts, que deve ser colocado de frente ao comediante, colocado na altura do olho (no fundo do local, máximo 20m do palco).

Importante: as luzes vindas de baixo ou dos lados geram sombras no rosto e não geram a iluminação total do artista. Portanto, não são indicadas.


O evento não é em São Paulo. Tem problema?

Não! Entretanto, todos os custos com relação a passagens aéreas, transporte, alimentação e hospedagem será por conta do contratante e nunca do contratado.


Qual a forma de pagamento padrão?

50% no ato da assinatura de contrato;

50% em até 7 dias úteis anteriores ao evento


Emite nota fiscal?

Sim