COMO ORGANIZAR UM EVENTO ONLINE

Para criar um evento online, mais importante do que simplesmente pensar em apenas na programação/atrações do evento (Ex: palestras, seminários, shows de stand-up), é preocupar-se com vários fatores. Por isso, eu elenquei aqui algumas das principais dúvidas que os organizadores de eventos online tem.

QUAL A DURAÇÃO IDEAL?

30 a 40 minutos – o mais indicado para cada palestra/apresentação

E a duração total do evento indicada, em geral, deve ser menor que a duração de um evento presencial, porque as pessoas estando em casa de quarentena, trabalhando home office, mais coisas podem levar à distração, como filhos, conjugê ou outros afazeres domésticos.

APLICATIVOS INDICADOS:

Zoom, Teams, Meet, entre outros.

O QUE EU PRECISO DE ESTRUTURA?

Apesar de, normalmente, ser mais barato do que um evento ao vivo, um evento online (seja ele uma confraternização de empresa, uma SIPAT, uma festa de final de ano, etc) requere cuidados como:

– testar a conexão do palestrante e de todas as outras pessoas que vão, em algum momento, falar durante aquela reunião. (sempre ANTES do dia do evento, para conseguir consertar ainda, caso algo dê errado no dia do ensaio).

– confirmar o formato exato (vertical ou horizontal) em que será apresentado o evento caso esteja utilizando o celular para a transmissão. É muito chato o palestrante ficar deslocado, tentando arrumar um jeito certo pra apoiar o celular DURANTE a apresentação.

– Além disso, checar outros atributos que por acaso sejam necessários, como slides de powerpoint ou quadro de fundo, iluminação específica, etc, são essenciais.

COMO NÃO PERDER A ATENÇÃO DA PLATEIA ENTRE AS PALESTRAS?

Não deixe a peteca cair. É importante ter um Mestre de Cerimônias (contratado ou mesmo de dentro da empresa), para que “costure” as apresentações de maneira dinâmica. As vantagens de contratar um profissional de comédia, alguém especializado em apresentações, é que essa pessoa já possui toda expertise de manter acesa a chama de uma plateia o tempo todo. Ps: É importante que o Mestre de Cerimônias se contextualize totalmente, faça uma reunião de briefing, conhecendo profundamente o perfil de seu público.

Levar em conta (na hora de contratar) a habilidade, experiência e prática do mestre de cerimônias contratado, tanto com eventos corporativos presenciais quanto online.

COMO FAZER EVENTOS CORPORATIVOS CRIATIVOS E NÃO CHATOS E ENTEDIANTES?

Uma boa ideia pode ser colocar uma atração, quem sabe um comediante. E mais importante do que simplesmente “contar as piadas”, é importante que o comediante  interaja com as pessoas participantes do evento. Por quê? Porque, em tempos de isolamento, o que mais nós seres humanos necessitamos é sentir que somos ouvidos, sentir que fazemos parte de uma mesma organização, temos um sentimento de comunidade, de COMPARTILHAMENTO. É a busca por não estar sozinho e sim estar próximo, mesmo estando longe.

Por isso que não acho tão legal uma “live musical”, por exemplo, porque, apesar de animar, ela não gera esse sentimento de pertencimento a um mesmo propósito, por não ser interativa. Cada um “curte sozinho”.

Ps: No caso da escolha de um comediante, é importante que haja alguns áudios abertos (para captar as risadas do público, pois humor sem risadas é beeem complicado). Para isso, a produção deve cuidar, para que as pessoas com o áudio aberto não sejam pessoas que tem prováveis interrupções externas e barulhos acontecendo a todo momento (Cachorro latindo, carros passando, filhos bagunçando, etc)

OUTRAS ATIVIDADES PARA EVENTOS CORPORATIVOS: outra ideia bacana é propor dinâmicas que as pessoas se juntem em pequenas salas de chat online para realizar atividades coletivas, discutir coisas específicas, elaborar projetos. Isso mantém sua equipe engajada, reforça a amizade e o espírito de grupo, além de trabalhar a liderança de alguns membros.

VENDENDO MEU PEIXE:

Sou comediante stand-up há 10 anos e especializado em eventos corporativos (sem palavrão). Faço Mestre de Cerimônias/Apresentador de eventos, stand-up corporativo e através dos jogos de improviso interativos (mesmo online), tenho feito esse trabalho de manter as equipes engajadas e motivadas com o humor.

Além disso, trabalho com criação de roteiro personalizado para a sua empresa, o que torna cada apresentação única e especial.

Ideal para: Confraternização de fim de ano, convenção de vendas, semana SIPAT, etc.

Veja meus vídeos neste site mesmo www.gustavoboleiro.com.br, na seção… adivinha… “Vídeos”. Loucura, né?! Haha

Mesmo que não me contrate, espero ter ajudado você a entender a importância de ter um bom planejamento para que seu evento realmente seja inesquecível! Boa sorte

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🤔 Quero contratar, mas nunca trabalhei com Stand Up Comedy, por onde começar?

👉 Para começar é necessário saber as respostas das seguintes perguntas:

Qual a duração?

Trabalhamos com apresentações de 10 a 70 minutos, entretanto, segue abaixo o recomendado.

Almoço/Jantar/Happy Hour/Comemorações: 20 a 30 minutos. Por que? O foco será outro e o show um plus, por isso, não é recomendado exagerar na duração para não cansar a platéia.

Evento Corporativo:  30 a 40 minutos. Por quê? Geralmente eventos corporativos são mesclados com premiações e palestras.

Mestre de Cerimônias: Diversas pequenas entradas, com apresentações curtas entre cada palestra ou atração. Indicado: abertura de 15 minutos+ entradas de 3 a 5 minutos, no máximo.

Antes do show, o que é necessário fazer?

É necessário que alguém da organização suba ao palco e explique à plateia o que irá acontecer e leia um breve currículo do comediante para chamá-lo ao palco

Obs: o ideal é que o público JÁ saiba (por divulgações anteriores) que irá rolar um show de humor naquele dia. É melhor que não seja surpresa.

Qual o local ideal? E como devo organizar as cadeiras?

O local mais indicado para o show é um teatro ou anfiteatro. Mas, obviamente, é possível fazer em outros locais, como salões de festas, salas de reunião, buffets, etc. Porém quanto mais parecido com um teatro o local for adaptado, melhor. Ex: plateia toda escura, palco iluminado pelo foco de luz, cadeiras BEM próximas do palco e direcionadas a ele (nenhuma cadeira de costas pro palco).

Do que eu preciso? Qual a estrutura geral necessária? (Todas por conta do contratante)

- Um palco com, no mínimo, 3x2 metros com 40 cm de altura;

- Iluminação de palco com 2 refletores (elipsoidal);

- Dois microfones com ou sem fio e um pedestal girafa (Shure ou Similar);

- Uma banqueta de bistrô

- 2 Caixas de som

E o som?

As caixas de som precisam ser compatíveis com o tamanho do ambiente. Marcas boas: Electro Voice, Yamaha, Antera.

E a luz?

O mais indicado é um canhão de luz. Indicamos um PC ou Fresnel de 1.000 watts, que deve ser colocado de frente ao comediante, colocado na altura do olho (no fundo do local, máximo 20m do palco).

Importante: as luzes vindas de baixo ou dos lados geram sombras no rosto e não geram a iluminação total do artista. Portanto, não são indicadas.


O evento não é em São Paulo. Tem problema?

Não! Entretanto, todos os custos com relação a passagens aéreas, transporte, alimentação e hospedagem será por conta do contratante e nunca do contratado.


Qual a forma de pagamento padrão?

50% no ato da assinatura de contrato;

50% em até 7 dias úteis anteriores ao evento


Emite nota fiscal?

Sim