COMO FUNCIONA O STAND-UP CORPORATIVO?

Deixa eu adivinhar… você estava navegando na internet, procurando algo diferenciado para fazer no evento de sua empresa e então chegou na ideia do stand-up corporativo, mas quer entender melhor como isso funciona? Então, você está no lugar certo.

O QUE É?

O stand-up corporativo é um show de comédia que fala sobre coisas do cotidiano das empresas e, de maneira geral, já é criado SEM PALAVRÃO. A intenção é confraternizar os colaboradores, levar um pouco de alegria e fazer com que eles se sintam mais integrados ao grupo, principalmente nesse momento de Pandemia/Isolamento Social.

SOBRE O QUE SE FALA?

Inicialmente, sobre cotidiano (corporativo ou não), além de ter a possibilidade de tratar temas como: Vendas, Comunicação, Proatividade, Motivacional, etc.

DÁ PRA ADAPTAR O TEXTO?

Sim, se sua empresa gostaria de tratar algum tema não-citado, passar alguma mensagem específica com humor, você pode nos requerer essa ação

Uma possibilidade é a Poesia, como nesse link “Poesia sobre os Funcionários”

QUANTO TEMPO?

O tempo estimado pro stand-up corporativo online é em média de 40 a 60 minutos. Não fica cansativo e empolga e diverte na medida certa. Mais tempo do que 60 minutos, para eventos online, acaba sendo demais, corre o risco de seu público se desinteressar.

QUAL ESTRUTURA?

Online – Uma plataforma em que as pessoas consigam se ver e ouvir bem, sem delay.

IMPORTANTÍSSIMO – Como o humor é diferente de uma palestra ou show de música, é imprescindível ter o retorno de áudio aberto (risada) de 20 pessoas. É um número fácil de controlar, em caso de barulho em momento inapropriado e uma quantidade boa para gerar volume de risadas.

Presencial/Híbrido – No presencial, é preciso uma estrutura um pouco mais elaborada, mas nada muito complicado. Um palco, dois microfones, caixas de som compatíveis com o ambiente, 2 focos de luz no comediante. Para entender mais a fudo a questão estrutural, veja esse artigo, clicando AQUI.

TEM ALGUM BÔNUS?

Sim, nesse momento de isolamento social, é bastante importante que seus colaboradores sintam-se realmente participando das suas atividades e não simplesmente assistindo. Para isso, temos os jogos de improviso interativos. Veja um exemplo, clicando AQUI

GOSTEI. COMO CONTRATO?

Entre em contato pelo e-mail: contato@gustavoboleiro.com.br ou pelo whatsapp: (11) 959138677

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🤔 Quero contratar, mas nunca trabalhei com Stand Up Comedy, por onde começar?

👉 Para começar é necessário saber as respostas das seguintes perguntas:

Qual a duração?

Trabalhamos com apresentações de 10 a 70 minutos, entretanto, segue abaixo o recomendado.

Almoço/Jantar/Happy Hour/Comemorações: 20 a 30 minutos. Por que? O foco será outro e o show um plus, por isso, não é recomendado exagerar na duração para não cansar a platéia.

Evento Corporativo:  30 a 40 minutos. Por quê? Geralmente eventos corporativos são mesclados com premiações e palestras.

Mestre de Cerimônias: Diversas pequenas entradas, com apresentações curtas entre cada palestra ou atração. Indicado: abertura de 15 minutos+ entradas de 3 a 5 minutos, no máximo.

Antes do show, o que é necessário fazer?

É necessário que alguém da organização suba ao palco e explique à plateia o que irá acontecer e leia um breve currículo do comediante para chamá-lo ao palco

Obs: o ideal é que o público JÁ saiba (por divulgações anteriores) que irá rolar um show de humor naquele dia. É melhor que não seja surpresa.

Qual o local ideal? E como devo organizar as cadeiras?

O local mais indicado para o show é um teatro ou anfiteatro. Mas, obviamente, é possível fazer em outros locais, como salões de festas, salas de reunião, buffets, etc. Porém quanto mais parecido com um teatro o local for adaptado, melhor. Ex: plateia toda escura, palco iluminado pelo foco de luz, cadeiras BEM próximas do palco e direcionadas a ele (nenhuma cadeira de costas pro palco).

Do que eu preciso? Qual a estrutura geral necessária? (Todas por conta do contratante)

- Um palco com, no mínimo, 3x2 metros com 40 cm de altura;

- Iluminação de palco com 2 refletores (elipsoidal);

- Dois microfones com ou sem fio e um pedestal girafa (Shure ou Similar);

- Uma banqueta de bistrô

- 2 Caixas de som

E o som?

As caixas de som precisam ser compatíveis com o tamanho do ambiente. Marcas boas: Electro Voice, Yamaha, Antera.

E a luz?

O mais indicado é um canhão de luz. Indicamos um PC ou Fresnel de 1.000 watts, que deve ser colocado de frente ao comediante, colocado na altura do olho (no fundo do local, máximo 20m do palco).

Importante: as luzes vindas de baixo ou dos lados geram sombras no rosto e não geram a iluminação total do artista. Portanto, não são indicadas.


O evento não é em São Paulo. Tem problema?

Não! Entretanto, todos os custos com relação a passagens aéreas, transporte, alimentação e hospedagem será por conta do contratante e nunca do contratado.


Qual a forma de pagamento padrão?

50% no ato da assinatura de contrato;

50% em até 7 dias úteis anteriores ao evento


Emite nota fiscal?

Sim